LEITE DE CAIXINHA X LEITE PASTEURIZADO X LEITE EM PÓ
Qual o melhor pra saúde?
“Leite de caixinha” ou “leite UHT”:
Você deve estar se perguntando: “o que é UHT?”. UHT é uma sigla que vem do inglês (Ultra High Temperature). O leite UHT nada mais é do que um leite que sofreu um processamento em altíssima temperatura (130 a 150ºC por 2 a 4 seg). O objetivo desse tratamento térmico é destruir os micoorganismos patógenos ao ser humano, mas como a temperatura é extremamente elevada, matam-se também os microorganismos benéficos à nossa saúde, sem contar na redução da quantidade e qualidade dos nutrientes que constituem o leite, por isso vemos nas embalagens dos leites de caixinha a seguinte frase: “enriquecido com vitaminas” ou “enriquecido com cálcio”, mas na verdade, a indústria apenas teve que “devolver” ao leite seus componentes nutricionais básicos. Além de ser mais “artificial” no quesito valor nutricional, o leite de caixinha ainda recebe uma série de substâncias estabilizantes (citrato de sódio, tripolifosfato de sódio e fosfato trissódico) que tem a função de manter o pH do leite estável, evitando assim sua deterioração, substâncias conservantes e aditivos químicos (água oxigenada e pasmem, até mesmo soda caústica!!) que com o passar do tempo e se o consumo desse tipo de leite for muito frequente, pode causar sérios danos à saúde e até mesmo, desencadear o surgimento de um câncer em quem consome frequentemente. A indústria usa todo esse “aparato tecnológico” com o único objetivo de manter o leite em perfeito estado nas prateleiras dos supermercados por até 4 meses, sem necessidade alguma de refrigeração, não se importando minimamente com a saúde e bem estar do consumidor.
Leite pasteurizado:
Esse leite também é chamado de “leite de saquinho” é o leite natural, integral, semi-desnatado ou desnatado que passou por processo de pasteurização a 75ºC por 15 segundos, a fim de destruir os microrganismos patogênicos. Com esse tratamento térmico as vitaminas do complexo B sofrem perdas menores; as proteínas e açúcares do leite não sofrem modificações consideráveis e os lactobacilos benéficos à nossa microflora intestinal permanecem vivos. A desvantagem é que alguns microrganismos patogênicos mais resistentes a altas temperaturas podem sobreviver à pasteurização, pois diferentemente do leite UHT, o “leite de saquinho” não recebe aditivos e demais substâncias químicas, por isso tem menor tempo de vida (2 a 3 dias depois de aberto e se for conservado na geladeira) e observa-se que nos supermercados e padarias esse leite está sempre refrigerado.
Leite em pó:
Obtido por desidratação (retirada de água) do leite de vaca integral, desnatado ou semidesnatado. É válido lembrar que, quando o leite é desidratado há maior concentração de proteínas, gorduras, vitaminas e minerais, pois estes não estão mais dispersos em água. É importante ressaltar também que o leite em pó deve ser consumido com moderação em função do alto valor calórico, em comparação com os demais tipos de leite.
- Então vamos à pergunta que não quer calar... Qual melhor leite?
Se você toma leite com frequência, opte pelo leite de saquinho (seja ele em qualquer versão... integral, desnatado, semi-desnatao ou zero lactose). Ainda prefere leite em pó? Então, como ele é mais calórico, opte por suas versões mais “fit”, como a versão desnatada.
Nosso ranking ficou assim:
1º lugar: leite de saquinho
2º lugar: leite em pó
3º lugar: leite de caixinha
_______________________________________
DICA: crie o hábito de ler os rótulos antes de comprar!! Não só dos leites, mas de TODO e QUALQUER produto. Quanto mais palavras difíceis de pronunciar e nomes complicados estiverem nos rótulos, maior o dano que esse produto trará à sua saúde.
LEMBRE-SE: Quanto maior o tempo de vida de um produto prateleira, menor o seu tempo de vida!!! ;)


