Fibras. A importância de consumi-las!
Fibras são carboidratos de origem vegetal que não são digeridas no nosso organismo. Isso acontece porque não possuímos um aparato enzimático capaz de quebrar as ligações químicas presentes nesse carboidrato. Mas não se deixe enganar: as fibras são extremamente importantes para nós! Não é à toa que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo mínimo de 27g/dia para um adulto.
Sabia que as fibras apresentam diferentes funções, a depender de sua solubilidade?
As solúveis são capazes de interagir com água, formando um gel. Como consequência, ocorre o aumento da viscosidade do alimento, proporcionando maior sensação de saciedade, além de reduzir a velocidade na qual a glicose entra na corrente sanguínea, contribuindo no controle da glicemia. Além disso, esse tipo de fibra tem a capacidade de ligar-se aos ácidos biliares, reduzindo a reabsorção do colesterol LDL.
>>> Onde encontrar fibras solúveis: aveia, soja, lentilha, mandioca, beterraba, ervilha, cenoura, maçã e frutas cítricas.
As insolúveis não interagem com a água, permanecendo intactas até a sua eliminação. Por conta disso, apresentam como principal função o aumento do volume do bolo fecal e aumento da absorção de água pelo organismo, auxiliando no bom funcionamento do intestino. Ademais, essas fibras conseguem reter substâncias tóxicas ingeridas ou produzidas no trato gastrointestinal, além de acelerarem a passagem do bolo fecal pelo intestino. Assim, reduzem o tempo de contato do órgão com as toxicidades.
>>> Onde encontrar fibras insolúveis: casca das frutas, verduras folhosas, cereais inteiros, feijão e abóbora.